Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8882-8718
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

PUERPÉRIO

25 de agosto, 2021

Parto e puerpério são temas muito cobrados no Revalida, sendo a segunda matéria mais cobrada dentro de ginecologia e obstetrícia, estando atrás apenas de pré-natal. 

Definido como o período do ciclo gravídico-puerperal em que as modificações locais e sistêmicas, provocadas pela gravidez e parto no organismo da mulher, retornam à situação do estado pré-gravídico. 

Puerpério 
Revalida - 2017 - (...) Uma mulher com 32 anos de idade, no quinto dia de puerpério de parto normal, retorna à maternidade com queixa de dor intensa em panturrilha esquerda... 

O puerpério inicia-se uma a duas horas após a saída da placenta e tem seu término imprevisto, pois, enquanto a mulher amamentar, ela estará sofrendo modificações da gestação (lactância), não retornando seus ciclos menstruais completamente à normalidade. Pode-se dividir o puerpério em: imediato (1o ao 10o dia), tardio (11o ao 42o dia), e remoto (a partir do 43o dia). 

Alterações fisiológicas que ocorrem durante o puerpério: 

  • Aumento da temperatura axilar (porém, abaixo de 38,0oC).
  • Aumento do volume circulante do sistema cardiovascular, podendo apresentar sopro sistólico.
  • Retorno do padrão respiratório de antes da gestação.
  • Melhora do esvaziamento gástrico e do trânsito intestinal.
  • Leucocitose sem desvio à esquerda.
  • Aumento da quantidade de plaquetas e fibrinogênio (esta- do de hipercoagulabilidade) – maior risco de trombose. Pele seca e queda de cabelos.
  • Alterações do humor, com labilidade emocional, são comuns no puerpério. Entretanto, o estado psicológico da mulher deve ser observado, uma vez que quadros de profunda apatia ou com sintomas de psicose puerperal devem ser dentificados precocemente.
  • Restabelecimento do endométrio (início 25 dias após o parto) e do colo uterino (até 10 dias após o parto). 

Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?