Parto e puerpério são temas muito cobrados no Revalida, sendo a segunda matéria mais cobrada dentro de ginecologia e obstetrícia, estando atrás apenas de pré-natal.
Definido como o período do ciclo gravídico-puerperal em que as modificações locais e sistêmicas, provocadas pela gravidez e parto no organismo da mulher, retornam à situação do estado pré-gravídico.
Puerpério Revalida - 2017 - (...) Uma mulher com 32 anos de idade, no quinto dia de puerpério de parto normal, retorna à maternidade com queixa de dor intensa em panturrilha esquerda...
O puerpério inicia-se uma a duas horas após a saída da placenta e tem seu término imprevisto, pois, enquanto a mulher amamentar, ela estará sofrendo modificações da gestação (lactância), não retornando seus ciclos menstruais completamente à normalidade. Pode-se dividir o puerpério em: imediato (1o ao 10o dia), tardio (11o ao 42o dia), e remoto (a partir do 43o dia).
Alterações fisiológicas que ocorrem durante o puerpério:
- Aumento da temperatura axilar (porém, abaixo de 38,0oC).
- Aumento do volume circulante do sistema cardiovascular, podendo apresentar sopro sistólico.
- Retorno do padrão respiratório de antes da gestação.
- Melhora do esvaziamento gástrico e do trânsito intestinal.
- Leucocitose sem desvio à esquerda.
- Aumento da quantidade de plaquetas e fibrinogênio (esta- do de hipercoagulabilidade) – maior risco de trombose. Pele seca e queda de cabelos.
- Alterações do humor, com labilidade emocional, são comuns no puerpério. Entretanto, o estado psicológico da mulher deve ser observado, uma vez que quadros de profunda apatia ou com sintomas de psicose puerperal devem ser dentificados precocemente.
- Restabelecimento do endométrio (início 25 dias após o parto) e do colo uterino (até 10 dias após o parto).
Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?