Saiba tudo sobre o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida)
Você completou a sua formação em medicina no exterior e sonha em atuar no Brasil? Então, iremos te apresentar tudo o que você precisa saber para realizar seu sonho!
O que é Revalida?
O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.
Informações sobre o exame
Os recursos usados na avaliação do Revalida são elaborados com base na Matriz de Correspondência Curricular, na qual é explicitada a relação entre o Revalida e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina, identificando o escopo e o caráter dos conhecimentos abarcados no exame.
São examinados itens que, em conformidade com o objetivo da prova, possibilitam avaliar habilidades e os conteúdos previstos na própria matriz, requisitados para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a atender ao interesse público no âmbito da saúde pública.
O exame é feito em duas etapas, sendo elas:
Primeira etapa – Avaliação Escrita: Composta por uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva, com cinco questões. Os participantes têm cinco horas para resolver a prova objetiva, pela manhã, e quatro horas para realizar a prova discursiva, no período da tarde.
Segunda etapa – Avaliação de Habilidades Clínicas: O participante executa dez tarefas para uma banca examinar suas habilidades para o exercício da função médica. Para isso, perpassa por dez estações resolvendo tarefas como: a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, o aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.
Requisitos
Ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) em situação legal de residência no Brasil que possua registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal do Brasil, pode participar do Revalida.
Para confirmar a inscrição, é obrigatório o envio do diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
É hora de se preparar!
Para se ter uma boa preparação para o exame, é imprescindível que o candidato leia o edital, então acesse o portal do Inep e confira o edital da primeira etapa da edição 2021. No edital, ele encontrará todas as informações necessárias sobre inscrições, provas e resultados.
E você, está se preparando para este desafio?
Assista 03 aulas gratuitas e conheça mais o preparatório que irá te ajudar ser aprovado na prova do Revalida!