Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 9319-0335
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

8 de abril, 2021

A infecção do trato urinário foi cobrada três vezes no Revalida, de 2011 a 2017. Normalmente exige-se conhecimentos acerca dos fatores de risco e do tratamento.

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO (ITU)

As infecções do trato urinário incluem cistite (infecção da bexiga/trato urinário inferior) e pielonefrite (infecção do rim/trato urinário superior). A patogênese da ITU começa com a colonização do introito vaginal ou meato uretral por uropatógenos da flora fecal, seguida pela ascensão pela uretra até a bexiga. A pielonefrite se desenvolve quando os patógenos sobem para os rins através dos ureteres. A pielonefrite também pode ser causada pela disseminação dos rins por bacteremia. Não há, dentro dos temas da ginecologia, cobrança sobre pielonefrite no Revalida. Portanto, serão abordados nesta seção apenas os temas relacionados à cistite e à ITU de repetição.

Cistite

Cistite simples aguda refere-se a uma infecção aguda do trato urinário que se presume estar confinada à bexiga. Essas infecções não apresentam sinais ou sintomas que sugiram uma infecção que se estende além da bexiga. A cistite entre as mulheres é extremamente comum. A menor distância do ânus à uretra provavelmente explica o motivo de as mulheres correrem maior risco de infecções do trato urinário do que os homens. Escherichia coli é o agente etiológico mais frequente de cistite simples (75 a 95% dos casos), com infecções ocasionais causadas por outras espécies de Enterobacteriaceae (como Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis) e outras bactérias, como Staphylococcus saprophyticus.

Revalida – 2012 – (…) queixa de disúria, polaciúria e urgência urinária
há 48 horas. Nega febre ou corrimento vaginal (…)